Publicidade
Mundo

Sistema de defesa aérea russo provocou queda de avião da Embraer no Cazaquistão, diz agência

O avião decolou com 67 pessoas de Baku, capital do Azerbaijão, e iria pousar em Grozny, no sul da Rússia; 38 morreram na queda

Imagem da noticia Sistema de defesa aérea russo provocou queda de avião da Embraer no Cazaquistão, diz agência
Autoridades da Rússia chegaram a afirmar que o avião pode ter sido atingido por pássaros | Reprodução/SBT Brasil
• Atualizado em
Publicidade

A queda do avião da Azerbaijan Airlines, na quarta-feira (25), foi causada pelas defesas aéreas russas, informou nesta quinta (26) a agência de notícias Reuters a partir de apuração com quatro fontes que têm conhecimento sobre as conclusões preliminares da investigação do Azerbaijão sobre a tragédia.

+ Morre Hudson Meek, ator de "Baby Driver", aos 16 anos

O avião Embraer 190 decolou com 67 pessoas de Baku, capital do Azerbaijão, e iria pousar em Grozny, no sul da Rússia, mas o piloto mudou a rota e tentou um pouso de emergência no Cazaquistão. Dos 67 indivíduos a bordo, 38 morreram na queda.

Cada um dos três países envolvidos no caso abriu uma investigação para determinar as causas da tragédia.

Segundo a Reuters, fontes com conhecimentos sobre a investigação do Azerbaijão disseram que, pelos resultados preliminares, o avião foi atingido por um sistema de defesa aérea russo Pantsir-S, e as comunicações da aeronave foram paralisadas por sistemas de guerra eletrônica na aproximação de Grozny.

De acordo com uma das fontes à agência Reuters "ninguém afirma que isso foi feito de propósito. No entanto, levando em conta os fatos estabelecidos, Baku espera que o lado russo confesse o abate da aeronave azerbaijana".

Autoridades da Rússia chegaram a afirmar na quarta-feira que o avião pode ter sido atingido por pássaros, mas especialistas ouvidos pelo SBT não descartam a hipótese de que a aeronave tenha sido abatida por um míssil.

Segundo o perito aeronáutico Daniel Calazans, não há dúvida de que o acidente teve uma causa externa. Para ele, as perfurações na superfície mostram que a aeronave pode ter sido abatida.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade