Seis turistas morrem após consumirem bebida com metanol no Laos
Mortes ocorreram em Vang Vieng, destino popular no país. Adolescente australiana de 19 anos é a vítima mais recente
Holly Bowles, uma adolescente australiana de 19 anos, morreu em um hospital de Bangkok, na Tailândia, após consumir álcool contaminado no Laos. O caso eleva para seis o número de vítimas de envenenamento por metanol envolvendo turistas estrangeiros no país.
Bowles estava internada em estado crítico desde o envenenamento, ocorrido em 13 de novembro. “Estamos muito tristes em dizer que nossa linda Holly agora está em paz”, declarou sua família em comunicado à imprensa australiana.
A primeira vítima australiana do incidente, Bianca Jones, também de 19 anos, morreu na quinta-feira (21) em um outro hospital na Tailândia. Ambas adoeceram após uma noite de festas no Nana Backpacker Hostel, em Vang Vieng, destino popular entre mochileiros que visitam o Laos, e foram encontradas doentes em seu quarto.
A tragédia inclui ainda a morte de Simone White, cidadã britânica de 28 anos, além de um americano e dois dinamarqueses. O Departamento de Estado dos EUA emitiu alerta aos viajantes sobre suspeitas de envenenamento por metanol na região, possivelmente causado por bebidas adulteradas.
Segundo a polícia local, várias pessoas foram detidas para investigação, incluindo o gerente e o proprietário do hostel, que permanece em funcionamento, mas sem aceitar novos hóspedes.
Metanol
O metanol, um subproduto da destilação inadequada ou utilizado como substituto do etanol, pode causar inchaço cerebral, envenenamento grave e morte. Autoridades tailandesas confirmaram que Jones morreu devido a altos níveis de metanol no organismo.
O governo do Laos ainda não divulgou informações oficiais, e autoridades locais se recusaram a comentar o caso, citando falta de autorização.