Saiba quem são os patinadores campeões mundiais vítimas de acidente aéreo nos EUA
Evgenia Shishkova e Vadim Naumov eram casados, disputavam em dupla e venceram campeonato mundial de patinação artística em 1994; veja a prova do título

Derick Toda
Dois campeões mundiais de patinação artística da Rússia morreram na colisão do avião American Airlines com um helicóptero militar, na noite de quinta-feira (29), no Aeroporto de Washington, nos Estados Unidos.
Ao todo, 64 pessoas estavam a bordo na aeronave e três integrantes no helicóptero, que realizava treinamento. Até o momento, 28 mortes foram confirmadas e nenhum sobrevivente foi localizado.
Evgenia Shishkova, de 52 anos, e Vadim Naumov, de 55, eram casados e disputaram em dupla pelas seleções da União Soviética (URSS) e da Rússia.
O auge da carreira deles foi em 1994, quando venceram o campeonato mundial de patinação artística em Chiba, no Japão.
Veja a exibição deles:
Além da medalha de ouro, eles também conquistaram prata e bronze no Campeonato Mundial. No Campeonato Europeu, o casal faturou uma prata e quatro bronzes.
Evgenia e Vadim nasceram em São Petersburgo, quando a cidade ainda se chamava Leningrado.
Eles viviam nos Estados Unidos desde 1998, onde treinavam jovens atletas na modalidade de gelo. Os dois retornavam de uma competição norte-americana com um grupo de patinadores mirins.
O filho deles, Maxim Naumov, é norte-americano e tem 23 anos. Ele é patinador, seguindo a carreira artística dos pais, e estava no avião. Maxim foi campeão júnior dos Estados Unidos, em 2020, e havia ficado recentemente em quarto lugar no campeonato nacional.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, lamentou o acidente.
"Vemos, infelizmente, que essa triste informação está confirmada. Nossos outros compatriotas também estavam lá. Más notícias de Washington hoje", declarou.
Outros passageiros
Antes de embarcar, um dos passageiros a bordo, Spencer Lane, de 16 anos, fez uma publicação agradecendo o casal de treinadores. Pouco depois, postou uma foto que mostra a asa do avião e a sigla do aeroporto de destino. O jovem morreu enquanto viajava acompanhado da mãe.
Outra adolescente a bordo, que também fazia parte da equipe de patinadores, era Jina Han, de 16 anos, e que também estava acompanhada da mãe.
O grupo voltava de uma competição em Wichita, no Kansas. Outros seis atletas também viajaram para a cidade, mas embarcaram em outro avião.