Saiba quem são os candidatos que irão concorrer às eleições na Alemanha
Pleito foi convocado antecipadamente para 23 de fevereiro
SBT News
Os três partidos mais importantes na Alemanha oficializaram, neste sábado (11), os candidatos que irão concorrer às eleições no país. Friedrich Merz, Alice Weidel e o atual chanceler, Olaf Scholz, vão disputar o pleito convocado antecipadamente para 23 de fevereiro.
Em dezembro, o atual chanceler, Olaf Scholz, perdeu a confiança do Legislativo, abrindo caminho para que a eleição fosse antecipada de setembro para o mês que vem.
+ Chanceler da Alemanha perde voto de confiança no Parlamento
Candidatos
- Friedrich Merz, 69 anos, pelo CDU (União Democrata Alemã, direita), e é o favorito
- Alice Weidel, 45 anos, pelo AfD (Alternativa para a Alemanha, direita), 2ª colocada nas pesquisas
- Olaf Scholz, 66 anos (reeleição), pelo SPD (Partido Social-Democrata, centro-esquerda), último lugar na preferência dos eleitores.
Pesquisas
Pesquisa realizada pelo Instituto para Novas Respostas Sociais (Insa), divulgada pelo jornal Bild no sábado, mostra que o CDU lidera com 30% das intenções de voto. O AfD fica em 2º lugar, com 22% das intenções de voto e o SPD 16%.
A pesquisa foi realizada de 6 a 10 de janeiro com 1.209 eleitores. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais.
+ Alemanha pode ter eleição antecipada após chanceler demitir ministro
Perfis
Em Hamburgo, a 2ª maior cidade da Alemanha, o CDU, partido da ex-chanceler Angela Merkel, escolheu o líder da sigla, Friedrich Merz, para concorrer ao Executivo.
O advogado Merz, antes de entrar para a política, cumpriu serviço militar como soldado do Exército Alemão. Se formou na Universidade de Bonn e trabalhou na Associação Alemã da Indústria Química em Bonn e Frankfurt, até 1989.
Em seu discurso, Merz afirmou que o partido está pronto para a mudança. “É necessária uma mudança fundamental na política econômica, no mercado de trabalho, na migração, na segurança interna e em partes da política externa e de segurança”, disse.
Em convenção na cidade de Riesa, o AfD escolheu Alice Weidel como candidata. O anúncio também foi transmitido ao vivo pelo X, empresa do bilionário Elon Musk, que apoia a candidatura de Weidel.
A candidata é economista e administradora, casada com Sarah Bossard, natural do Sri Lanka, e mãe de dois filhos. Segundo a imprensa local, a Weidel defende a deportação em massa, chamando de “remigração”.
O SPD realizou reunião neste sábado (11), na capital Berlim, e anunciou o atual chanceler, Olaf Scholz, como candidato à reeleição.
Scholz é advogado, já foi prefeito de Hamburgo, ministro das Finanças e vice-chanceler em 2021 quando Angela Merkel deixou o posto ao anunciar sua aposentadoria.
”Lutamos para preservar e renovar a marca de sucesso ‘Made in Germany’. Para as pessoas comuns do nosso país. É por isso que estamos lutando!”, escreveu Scholz em seu perfil do X.