Rússia expulsa diplomatas britânicos acusados de espionagem
Reino Unido classificou a medida como "completamente infundada"
A Rússia acusou seis diplomatas britânicos de espionagem e anunciou que decidiu expulsá-los do país, nesta sexta-feira (13). O Reino Unido afirmou que a medida, considerada "completamente infundada", ocorreu semanas atrás e estava ligada à sua ação em maio, quando revogou as credenciais de um adido da embaixada russa e limitou as atividades diplomáticas de Moscou em Londres.
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) afirmou ter recebido documentos indicando que os diplomatas foram enviados à Rússia por uma divisão do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido “cuja principal tarefa é infligir uma derrota estratégica ao nosso país”, e que eles estavam envolvidos em “coleta de informações e atividades subversivas”. Os seis diplomatas não foram identificados.
O FSB alertou que, se outros diplomatas forem encontrados realizando “ações semelhantes”, será exigido o “encerramento antecipado de suas missões” na Rússia.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, afirmou em uma declaração que os diplomatas estavam realizando “ações subversivas com o objetivo de prejudicar nosso povo”.
*com informações da Associated Press