Rio Sena, em Paris, é reaberto para banho após 100 anos
A liberação é resultado dos esforços das autoridades francesas para melhorar a qualidade da água em preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024

Marcos Marinho
com informações da Reuters
Pela primeira vez desde 1923, o Rio Sena foi reaberto para a natação pública neste sábado (5), marcando um momento histórico para a capital francesa. Após uma extensa operação de limpeza e requalificação ambiental, motivada pelo uso do rio como sede de provas nas Olimpíadas de Paris do ano passado, moradores e turistas puderam, enfim, mergulhar em suas águas com segurança.
Segundo autoridades locais, três pontos ao longo do Sena foram liberados para uso recreativo dentro da cidade de Paris, com capacidade para receber mais de 1.000 nadadores por dia até o fim de agosto. A medida foi celebrada com entusiasmo por quem participou da estreia.
+ Tempestades e enchentes no Texas deixam ao menos 13 mortos e 20 meninas desaparecidas
A reabertura só foi possível graças a um robusto investimento em infraestrutura sanitária e ambiental. Entre as principais ações, destacam-se a conexão de dezenas de milhares de residências à rede de esgoto, a modernização de estações de tratamento e a construção de reservatórios para conter o escoamento de águas pluviais, reduzindo o risco de contaminação por esgoto em períodos de chuvas intensas.
Apesar de episódios pontuais de contaminação que impactaram treinos e o triatlo masculino durante os Jogos Olímpicos, as competições no Sena ocorreram com sucesso, aumentando a confiança das autoridades na viabilidade do uso do rio para atividades recreativas permanentes.
+ Hamas diz ter dado resposta positiva à proposta de cessar-fogo em Gaza
Durante toda a temporada de natação, testes diários de qualidade da água serão realizados. O acesso aos pontos de banho será sinalizado com bandeiras verdes ou vermelhas, em um sistema semelhante ao utilizado em praias, indicando se a natação está permitida ou suspensa.
Além dos três pontos autorizados na capital, outras 14 áreas de natação serão abertas nos rios Sena e Marne, em regiões fora dos limites de Paris.