Tempestades e enchentes no Texas deixam ao menos 13 mortos e 20 meninas desaparecidas
Fortes chuvas provocaram inundações repentinas no Rio Guadalupe e colocaram a região em estado de emergência; buscas por desaparecidos continuam
SBT News
com informações da Reuters
Fortes tempestades atingiram o centro-sul do Texas, nos Estados Unidos, na madrugada desta sexta-feira (4), provocando inundações repentinas e deixando pelo menos 13 mortos. De acordo com as autoridades locais, 20 meninas que participavam de um acampamento cristão estão desaparecidas.
As chuvas intensas causaram o transbordamento do Rio Guadalupe, no Condado de Kerr, a cerca de 105 km de San Antonio. Em algumas áreas, o volume de água chegou a 30 centímetros.
Diante da situação, o Serviço Nacional de Meteorologia declarou estado de emergência por risco de inundações graves.
As meninas desaparecidas participavam do Camp Mystic, um acampamento cristão que reúne cerca de 700 garotas.
As demais participantes foram resgatadas e estão fora de perigo, mas continuam isoladas no local devido às estradas bloqueadas pela enchente. Equipes de resgate, incluindo helicópteros, foram acionadas para tentar localizar as jovens.
Equipes de resgate enfrentaram diversos obstáculos durante as buscas por sobreviventes, entre eles quedas de linhas de energia, estradas alagadas e falhas no serviço de telefonia celular.
Cerca de 500 profissionais de diferentes órgãos locais e estaduais foram mobilizados para a operação, que contou com o apoio de 14 helicópteros e vários barcos para localizar vítimas e orientar as equipes em terra, segundo as autoridades.
Segundo o administrador do condado, Dalton Rice, a tempestade chegou de forma repentina, sem tempo para que as autoridades emitissem alertas de evacuação.
Imagens mostram o resgate de moradores ilhados em Kerrville, uma das áreas mais afetadas pela enchente.
Além dos impactos humanos, o temporal causou grandes prejuízos em estabelecimentos comerciais. Entre os locais atingidos está o Howdy's Restaurant, Bar & Chill, que ficou submerso pelas águas do Rio Guadalupe.
As buscas seguem na região, enquanto o estado mantém o alerta máximo para inundações.
*Esta reportagem está em atualização
Leia também:
+ Trump sanciona lei orçamentária que corta impostos e aumenta gastos
+ Trump e Zelesnky conversam sobre a retomada do envio de armamentos para a Ucrânia
+ Thomas Partey, ex-jogador do Arsenal, é indiciado por estupro e assédio sexual