Publicidade
Mundo

Rei Charles III realiza o tradicional discurso no Parlamento

Monarca leu as principais propostas redigidas pelo novo governo trabalhista

Imagem da noticia Rei Charles III realiza o tradicional discurso no Parlamento
• Atualizado em
Publicidade

No Reino Unido, o rei Charles III fez nesta quarta-feira (17) o tradicional discurso no Parlamento e leu as principais propostas redigidas pelo novo governo trabalhista. A cerimônia, cheia de solenidades e rituais, marca a abertura do ano legislativo britânico.

Quando as trombetas soaram e o rei deixou o Palácio de Buckingham de carruagem, uma parlamentar foi mantida refém na sede da monarquia. Pela tradição, a "encenação" é uma moeda de troca pra garantir a segurança do monarca no parlamento, onde ele chegou menos de 20 minutos depois.

Charles, ainda em tratamento contra um câncer, seguiu o protocolo e convocou os parlamentares, acompanhado da rainha consorte Camilla. Sua mensageira foi dar o recado e teve a porta fechada na cara, outra tradição pra mostrar a independência do Parlamento.

Ela acaba entrando e puxa a fila da Casa dos Comuns, dos Eleitos, da Democracia, onde o rei não entra; até a Casa dos Lordes, onde Charles esperava pra fazer seu discurso.

O discurso do rei é, na verdade, escrito pelo governo e marca o início do ano parlamentar. Foi o primeiro pacote de projetos de lei e políticas apresentadas pelos trabalhistas, que voltaram ao poder depois de 14 anos, após as eleições do início deste mês. É o início da era Keir Starmer que, na prática, é quem manda de verdade.

O novo primeiro-ministro assistiu ao rei anunciar seus planos de terminar com os "contratos zero hora", em que as empresas podem pagar apenas por algumas horas de trabalho, sem qualquer direito para os trabalhadores, e anunciar a nacionalização de empresas ferroviárias, hoje nas mãos da iniciativa privada.

O pacote, de 30 projetos, pretende atrair investimentos privados, baixar o custo de vida, controlar a imigração, e a prioridade, diz o novo governo, é o crescimento econômico.

Com uma grande maioria, Keir Starmer não terá dificuldades de aprovar as novas leis de um país ansioso em ver, rapidamente, os resultados que elas trarão.

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
Rei Charles
Reino Unido
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade