Rebeldes sírios se preparam para tomar a capital Damasco
Declaração "Damasco espera por vocês" foi direcionada às tropas por um líder do grupo no Telegram
SBT News
Os rebeldes sírios se preparam para tomar a capital do país, Damasco. "Damasco espera por vocês", teria dito o líder Ahmed al Sharaa às tropas em declaração no Telegram.
A informação foi publicada pela rede "Al Arabiya".
+ Rebeldes sírios ampliam controle de cidades estratégicas e estão a 200 km de Damasco
Neste sábado (7), o exército sírio se retirou de grande parte do sul do país, deixando mais áreas do país, incluindo duas capitais provinciais, sob o controle dos rebeldes, de acordo com militares e um monitor de guerra da oposição.
A transferência das províncias de Daraa e Sweida ocorreu quando o exército sírio enviou um grande número de reforços para defender a importante cidade central de Homs, a terceira maior do país, enquanto os insurgentes se aproximavam de seus arredores.
Os rápidos avanços dos insurgentes são uma reviravolta impressionante para o presidente sírio, Bashar Assad, que parece estar sozinho , com antigos aliados preocupados com outros conflitos.
+ Rebeldes sírios tomam Hama, cidade estratégica para o regime de Bashar al-Assad
Seu principal apoiador internacional, a Rússia, está ocupada com sua guerra na Ucrânia, e o poderoso Hezbollah do Líbano, que em um ponto enviou milhares de combatentes para reforçar suas forças, foi enfraquecido pelo conflito com Israel. O Irã, enquanto isso, viu seus representantes na região degradados por ataques aéreos regulares israelenses.