Rebeldes Houtis lançam míssil em navio dos EUA, aumentando tensão
Governo norte-americano faz ações contra grupo iemenita que tem atacado navios no Mar Vermelho
SBT News
Rebeldes Houtis atingiram com um míssil um navio de carga pertencente a uma empresa dos Estados Unidos nesta segunda-feira (15). O ataque acontece um dia depois de o grupo do Iêmen lançar um míssil de cruzeiro antinavio contra uma embarcação militar norte-americana. O projétil foi interceptado antes de atingir a embarcação.
+Quem são os Houtis, os rebeldes que agem no Mar Vermelho
O ataque desta segunda, no Golfo do Aden, foi contra um navio de carga. Segundo a empresa dona da embarcação, não houve feridos nem danos significativos ao navio, que está saindo da área de conflito.
+EUA volta a atacar região controlada pelos Houthis na capital do Iêmen
Os Houtis não assumiram a autoria da ação imediatamente, mas o ataque amplia a escala das tensões no Mar Vermelho após os Estados Unidos atacarem o grupo rebelde na região. Os ataques na região ocorrem em meio ao conflito entre Israel e Hamas na faixa de Gaza e ameaçam o tráfego de navios num dos principais corredores ligando a Ásia e o Oriente Médio ao canal de Suez, em direção à Europa.
O porta-voz do Exército Houti, general Yahya Saree, disse que o ataque foi uma resposta as ações dos Estados Unidos e da Inglaterra na região. "As forças armadas do Iêmen consideram que todos os navios norte-americanos e britânicos que participam da agressão ao nosso país como alvos hostis", afirmou.