"Rasgo no saco ao redor do coração": causa da morte de ex-Iron Maiden Paul Di'Anno é divulgada
Resultados da autópsia foram publicados na pagina oficial do músico, morto no último dia 21 de outubro
Uma autópsia divulgada, nesta segunda-feira (11), revelou a causa da morte do primeiro vocalista da banda britânica Iron Maiden, Paul Di'Anno, no último dia 21 de outubro. O cantor faleceu aos 66 anos, em sua casa na cidade de Salisbury, no Reino Unido.
+ Por que ex-atletas como Tande podem ter infarto? Entenda
Segundo o documento, divulgado na página oficial do músico nas redes sociais, Paul teve um "rasgo no saco ao redor do coração", o que fez com que o órgão enchesse de sangue e resultou em uma parada cardíaca.
"Suas irmãs Cheryl e Michelle confirmaram o seguinte: 'Basicamente, ele teve um rasgo no saco ao redor do coração e o sangue entrou nele vindo da artéria aorta principal e isso fez o coração parar.' A morte de Paul foi instantânea e, espero, indolor. Que ele descanse em paz", ressaltou o comunicado.
+ Apresentador do SBT revela que teve problema cardíaco na adolescência; por que isso acontece?
Esse saco é chamado de pericárdio e o tamponamento cardíaco, nome dado para o acúmulo de líquido, sangue, pus ou ar na região, pode ocorrer por aneurisma aórtico (uma dilatação na parede da aorta), câncer de pulmão avançado, pericardite aguda (inflamação do pericárdio), um ataque cardíaco e cirurgia cardíaca, segundo Thomas G. Weiser, da Universidade Stanford.
A gravadora de Di'Anno, Conquest Music, informou no anúncio de sua morte que ele sofria "graves problemas de saúde" e que ele estava de cadeira de rodas, mas não divulgou qual condição ele enfrentava.
Trajetória de Paul Di'Aanno
Di'Anno gravou os primeiros álbuns do grupo musical — Iron Maiden (1980) e Killers (1981) — e, logo depois, ele saiu para dar lugar a Bruce Dickinson.
Após sair do grupo, ele fundou a banda Battlezone, de som mais pesado, que durou entre 1985 e 1989, com um breve retorno em 1998. Paul se destacou no trabalho Murder One (1991), um dos mais elogiados pela cena roqueira.
Ele gravou com bandas como Gogmagog, Praying Mantis e Architects of Chaoz. Nos últimos anos, Di'Anno participou do grupo croata Warhorse, enquanto fazia um tratamento para recuperar a independência dos movimentos das pernas.