Putin e Trump se reunirão nos próximos dias, confirma Kremlin
Anúncio ocorre após encontro de emissário americano com líder russo; Trump pressiona por avanços em relação à guerra na Ucrânia
SBT News
com informações da Reuters
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem se reunir nos próximos dias. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (7) por Yuri Ushakov, assessor do Kremlin, em declaração ao canal estatal Rossiya-24.
+ Estados Unidos elevam guerra comercial e anunciam tarifa de 100% para semicondutores importados
“Por sugestão do lado americano, foi essencialmente alcançado um acordo para realizar uma reunião bilateral no mais alto nível nos próximos dias, ou seja, uma reunião entre o presidente Vladimir Putin e Donald Trump”, disse Ushakov.
A antecipação do encontro vem na esteira da recente visita de Steve Witkoff, emissário de Trump, a Moscou. Segundo o presidente americano, a reunião com Putin trouxe "grande progresso", embora ele não tenha detalhado o teor das conversas.
+ Presidente da Ucrânia diz que a Rússia agora parece "mais inclinada" a um cessar-fogo
A movimentação ocorre em meio à pressão crescente dos EUA sobre a Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia. Na semana passada, Trump impôs um prazo de 10 a 12 dias para o governo russo demonstrar avanços concretos no caminho pela paz.
Em paralelo, a tensão no campo militar se intensifica. Também nesta quarta-feira (7), a Rússia realizou um ataque contra uma estação de bombeamento de gás na região de Odessa, no sul da Ucrânia. A instalação integra uma rota estratégica de importação de gás natural liquefeito (GNL) dos Estados Unidos e do Azerbaijão.