Primeira estátua póstuma da rainha Elizabeth II é inaugurada no Reino Unido
Escultura fundida em bronze fica na cidade de Oakham; governo britânico também planeja homenagem
A primeira estátua póstuma da rainha Elizabeth II, que morreu em setembro de 2022, foi inaugurada no condado de Rutland, em East Midlands, no Reino Unido. O memorial, feito pelo escultor Hywel Brân Pratley, fica nos jardins da biblioteca na cidade de Oakham e retrata a falecida monarca cercada por cães da raça Corgi – uma de suas marcas.
+ Funeral da rainha Elizabeth II custou quase R$ 1 bilhão
Pelas redes sociais, Pratley compartilhou o processo de construção da estátua de Elizabeth, informando que a escultura, fundida em bronze, foi encomendada pouco tempo após a morte da monarca. “Graças aos esforços de centenas de pessoas que tornaram isto possível, a primeira estátua memorial da falecida rainha foi inaugurada”, escreveu.
A estátua em Oakham é uma das muitas homenagens programadas para Elizabeth, que teve o reinado mais longo da história britânica: 70 anos. Um memorial nacional à falecida monarca está sendo planejado pelo governo do Reino Unido, que, em fevereiro, avançou com novas nomeações ao Comitê Memorial da Rainha Elizabeth.
+ Família Real Britânica divulga novo foto do Príncipe Louis
"Uma das primeiras atividades do Comitê será envolver e consultar especialistas em áreas relevantes na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte para garantir que a experiência de todo o Reino Unido seja compartilhada. Os planos serão revelados para coincidir com o que teria sido o 100º aniversário da rainha Elizabeth em 2026", disse o gabinete britânico.