Primeira estátua póstuma da rainha Elizabeth II é inaugurada no Reino Unido
Escultura fundida em bronze fica na cidade de Oakham; governo britânico também planeja homenagem

Camila Stucaluc
A primeira estátua póstuma da rainha Elizabeth II, que morreu em setembro de 2022, foi inaugurada no condado de Rutland, em East Midlands, no Reino Unido. O memorial, feito pelo escultor Hywel Brân Pratley, fica nos jardins da biblioteca na cidade de Oakham e retrata a falecida monarca cercada por cães da raça Corgi – uma de suas marcas.
Pelas redes sociais, Pratley compartilhou o processo de construção da estátua de Elizabeth, informando que a escultura, fundida em bronze, foi encomendada pouco tempo após a morte da monarca. “Graças aos esforços de centenas de pessoas que tornaram isto possível, a primeira estátua memorial da falecida rainha foi inaugurada”, escreveu.

A estátua em Oakham é uma das muitas homenagens programadas para Elizabeth, que teve o reinado mais longo da história britânica: 70 anos. Um memorial nacional à falecida monarca está sendo planejado pelo governo do Reino Unido, que, em fevereiro, avançou com novas nomeações ao Comitê Memorial da Rainha Elizabeth.
"Uma das primeiras atividades do Comitê será envolver e consultar especialistas em áreas relevantes na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte para garantir que a experiência de todo o Reino Unido seja compartilhada. Os planos serão revelados para coincidir com o que teria sido o 100º aniversário da rainha Elizabeth em 2026", disse o gabinete britânico.









