Primárias nos EUA: Biden e Trump podem conquistar indicações às eleições nesta terça-feira
Políticos enfrentam mais uma rodada de votação interna nos partidos; possível resultado trará uma revanche nas urnas
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o ex-presidente Donald Trump podem conquistar a indicação dos respectivos partidos ao pleito presidencial de 2024. Isso porque ambos os políticos participam, nesta terça-feira (12), de mais uma rodada de eleições primárias, quando cada Estado vota em quem deseja como candidato do partido.
+ Resultado da Superterça aproxima Biden e Trump de revanche nos EUA
Como Trump e Biden não enfrentam oposição significativa, a expectativa é que os políticos adquiram o número necessário de delegados – representantes que votam por estado – para serem indicados. Enquanto Biden está com 102 delegados a menos do que os 1.968 necessários, Trump precisa conquistar 137 para atingir os 1.215 exigidos.
A quantidade de delegados é definida pelo número de senadores e de deputados que tal estado tem no Congresso. No caso da Califórnia, por exemplo, a cidade possui 55 delegados, pois tem 53 deputados e dois senadores no Congresso.
A possível indicação de Biden e Trump, quase dada como certa pelos partidos Democrata e Republicano, respectivamente, resultará em uma revanche nas urnas em novembro. Ambos se enfrentaram pela última vez em 2020, quando o democrata ganhou o pleito. A vitória provocou a invasão ao Capitólio em 2021, por apoiadores de Trump.