Mundo

Presidente da Alemanha dissolve parlamento e convoca novas eleições

Eleições antecipadas foram marcadas para 23 de fevereiro após crise política na coalizão

Imagem da noticia Presidente da Alemanha dissolve parlamento e convoca novas eleições
Bandeira da Alemanha tremulando (Caribb/Flickr)

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, anunciou nesta sexta-feira (27) a dissolução do parlamento e a convocação de novas eleições. O pleito foi marcado para o dia 23 de fevereiro.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo Steinmeier, a decisão foi tomada para "ouvir a voz do povo" em tempos difíceis. O presidente alemão pediu que as campanhas eleitorais sejam limpas e alertou sobre os perigos da influência estrangeira por meio das redes sociais.

Embora o cargo de presidente na Alemanha seja majoritariamente simbólico, Steinmeier assumiu protagonismo após a destituição do chanceler Olaf Scholz.

A crise política alemã começou com a saída de um dos partidos da coalizão que sustentava o governo.

No sistema parlamentarista da Alemanha, o chanceler é eleito pelos parlamentares, e a formação de uma coalizão é essencial para garantir a governabilidade. Na última eleição, nenhuma legenda conseguiu maioria absoluta, o que forçou o partido de Scholz a firmar acordos com outras bancadas.

Com a dissolução do parlamento, a Alemanha entra em um período de transição política, e os novos líderes serão escolhidos no início de 2025. O processo eleitoral será observado de perto, principalmente em meio aos alertas sobre interferências externas e a crescente polarização política.

Últimas Notícias