Prefeita de Paris diz querer manter anéis olímpicos na Torre Eiffel
Objetivo seria conservar "espírito festivo"; ideia provocou reações mistas entre moradores
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, provocou um debate entre os moradores ao anunciar que pretende manter os anéis olímpicos na Torre Eiffel após o fim dos Jogos de verão. Em entrevista à imprensa no domingo (1º), ela afirmou que os franceses voltaram a se apaixonar por Paris durante a competição, e que queria manter o espírito.
“Quero que o monumento e os anéis continuem casados. Como prefeita de Paris, a decisão é minha, e eu tenho o acordo do COI [Comitê Olímpico Internacional. Paris nunca mais será a mesma. Quero manter esse espírito festivo vivo”, disse Anne.
Pesando 30 toneladas, os cinco anéis olímpicos – de 29 metros de largura e 15 metros de altura – foram instalados na Torre Eiffel pouco antes da abertura das Olimpíadas, em 26 de julho. A previsão era retirar a peça após a cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos, que está prevista para ocorrer no dia 8 de setembro.
Caso fiquem permanentemente no monumento, os anéis entrelaçados serão substituídos por uma versão mais leve. A ideia é que o símbolo seja pintados de azul, amarelo, preto, verde e vermelho – simbolizando os cinco continentes.
+ Saiba tudo sobre a cerimônia de abertura das Olimpíadas
Apesar de Anne, que governa Paris desde 2014, ser conhecida por suas reformas ousadas na cidade, o plano provocou reações entre os parisienses. Enquanto alguns apoiam a mudança, outros, principalmente ativistas do patrimônio, defendem que os anéis irão “contaminar” o monumento, atualmente visto como símbolo da cidade luz.