Porto Rico vira polêmica dias antes da eleição presidencial nos EUA
Ilha foi classificada como 'montanha de lixo' em comício de Trump, gerando reação controversa de Biden; artistas latinos também se pronunciaram
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden gerou controvérsia ao endereçar a última polêmica envolvendo Donald Trump. O democrata chamou os apoiadores do candidato republicano à Casa Branca de 'lixos' ao comentar as falas preconceituosas de um comediante no comício do ex-presidente em Manhattan, Nova York, no último domingo (27).
Na ocasião, Tony Hinchcliffe, chamou a ilha caribenha e território dos EUA, Porto Rico, de "ilha de lixo flutuante". A campanha de Trump tenta desvincular o ex-presidente da declaração, mas viu surgir uma onda de apoio de artistas latinos e porto-riquenhos à candidata democrata Kamala Harris.
+ Aliado de Trump, Steve Bannon sai da prisão às vésperas das eleições nos EUA
Estrelas do reggaeton como Daddy Yankee, Don Omar e Bad Bunny endossaram Harris nos últimos dias. Estrelas porto-riquenhas, como Jennifer Lopez, anunciaram que vão fazer campanha com Harris à medida que a eleição se aproxima.
Ao endereçar a polêmica, usada pela campanha da democrata Kamala Harris para garantir os votos dos mais de 570 mil latinos, 53,4% são porto-riquenhos, no estado decisivo da Pensilvânia, Biden disse: “O único lixo que vejo flutuando por aí são os apoiadores dele”.
O mandatário fez o comentário enquanto participava de uma chamada nacional organizada pelo grupo de defesa “Voto Latino”. A fala foi rapidamente aproveitada pelos republicanos, que acusaram Biden de insultar "americanos comuns que amam seu país", o que é uma distração para Harris enquanto ela tenta alcançar eleitores republicanos indecisos.
“Espero que a campanha deles esteja prestes a se desculpar pelo que Joe Biden acabou de dizer. Não somos lixo. Somos patriotas que amam a América”, disse o senador da Flórida Marco Rubio ao subir ao palco com Trump em comício na Pensilvânia na terça-feira (29)
O porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, disse em um comunicado que Biden estava se referindo à retórica no comício no Madison Square Garden como "lixo", não aos apoiadores de Trump.
Biden chegou ainda a fazer uma publicação para esclarecer suas declarações: “A demonização de latinos por parte dele (Trump) é inconcebível”, disse Biden. “Isso é tudo que eu quis dizer.”
Questionada sobre a posição do presidente, Harris tentou usar o episódio para enviar uma mensagem aos republicanos: "representarei todos os americanos, incluindo aqueles que não votam em mim"
Porto Rico
Ilha caribenha com 3,2 milhões de habitantes, Porto Rico é um território não incorporado dos Estados Unidos desde 1898, após o país adquirir a ilha da Espanha depois da Guerra Hispanico-Americana. Seus moradores não podem votar em eleições gerais, apesar de serem cidadãos dos Estados Unidos, mas exercem bastante influência na eleição norte-americana.
Estima-se que haja mais porto-riquenhos morando nos Estados Unidos do que na própria ilha.
Voto latino
Nos Estados Unidos, há cerca de 65 milhões de latinos, dos quais quase 36 milhões estão habilitados para votar, segundo a plataforma Latino Data Hub. Desses, 17 milhões devem exercer o direito ao voto. Somente na Pensilvânia, estado-chave para a eleição deste ano, os latinos representam 579 mil votos. Desses, 53,4% são porto-riquenhos.