Mundo

Polícia apreende carga ilegal com 3400 filhotes de tartaruga no México

Animais foram encaminhados para atendimento veterinário; suspeito foi preso em flagrante

Imagem da noticia Polícia apreende carga ilegal com 3400 filhotes de tartaruga no México
Mais de 4 mil tartarugas estavam em caixas para transporte ilegal. | Divulgação

A polícia investigativa do estado de Chiapas, no sul do México, interceptou uma carga ilegal com 3.427 filhotes de tartaruga de água doce da espécie Trachemys venusta, conhecidas como tartarugas hicotea.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Os animais estavam em caixas de papelão superlotadas e sem documentação que comprove sua origem legal, o que configura infração às normas ambientais vigentes no país. A apreensão aconteceu em um posto de controle rodoviário, onde os agentes de segurança flagraram o crime. O homem que transportava os animais teve sua prisão decretada imediatamente.

Tartarugas foram apreendidas por polícia mexicana. | Divulgação
Tartarugas foram apreendidas por polícia mexicana. | Divulgação

As tartarugas foram encaminhadas para uma Unidade de Gestão Ambiental (UMA) para receberem atendimento veterinário. Em nota oficial, o governo mexicano afirmou que a prioridade é reabilitar os animais para que possam ser devolvidos ao seu habitat natural.

O tráfico de animais silvestres é um problema de grande escala na América Latina. Segundo dados da ONG World Animal Protection, este tipo de comércio ilegal é o terceiro maior do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas e de armas. No Brasil, estima-se que 38 milhões de animais são traficados anualmente – número que, segundo a organização, é difícil de ser mensurado com precisão pelo caráter clandestino da prática.

Últimas Notícias