Perfis digitais de rádios e TV públicas são retirados do ar na Argentina por ordem de Milei
Sindicato afirma que medida é censura contra a mídia e denuncia intervenção nos meios de comunicação públicos
O governo da Argentina, liderado por Javier Milei, retirou do ar, nesta terça-feira (21), os sites e perfis das redes sociais de veículos públicos de comunicação, incluindo a Televisión Pública, a Radio Nacional da Argentina e diversas emissoras do interior.
+ Espanha retira embaixadora em Buenos Aires após atrito com Milei
Segundo o Sindicato de Imprensa de Buenos Aires (SiPreBa), a decisão representa um ato de censura contra a mídia pública. O sindicato criticou a intervenção, afirmando que o governo está desrespeitando o Senado argentino ao interferir nos meios de comunicação públicos.
Desde o início do mandato de Milei, há promessas de desmantelar esses veículos, e a Agência Télam, principal agência de notícias pública do país, está fora do ar desde março, quando seus trabalhadores foram dispensados.
“Denunciamos essa nova demonstração de censura e intimidação que se soma ao silenciamento da Télam”, afirmou o SiPreBa em comunicado.
Durante esse período, os interventores estão conduzindo um regime de aposentadorias voluntárias. De acordo com o jornal La Nacion, cerca de 47% dos trabalhadores da Télam — mais de 360 dos 770 funcionários — aderiram ao programa de aposentadoria voluntária.
+ Primeiro-ministro do Reino Unido surpreende e anuncia eleições para 4 de julho
O governo também suspendeu todos os noticiários de fim de semana da TV pública, cancelando programas ao vivo e limitando as transmissões a poucas notícias ao longo do dia. Além disso, o pagamento de horas extras e feriados na rádio estatal foi cortado, resultando no cancelamento da programação de fim de semana em 49 emissoras, que passaram a retransmitir programas de Buenos Aires.
A Radio Nacional, em operação desde 1937, é conhecida por suas transmissões que alcançam a Antártida, as Ilhas Malvinas e as Ilhas do Atlântico Sul a partir da cidade de Rio Grande, na província de Terra do Fogo. A Televisión Pública, por sua vez, iniciou suas transmissões em 1951, sendo a primeira estação de TV da Argentina.