Peixe-remo, que "prevê" desastres naturais, aparece vivo em praia do México
Também conhecido como "peixe do juízo final", ele pode medir até 17 metros de comprimento e vive nas profundezas do oceano

Emanuelle Menezes
Um peixe-remo, espécie que vive em águas profundas, apareceu vivo em uma praia na Baixa Califórnia do Sul, no México, no dia 10 de fevereiro. Também conhecido como "peixe do juízo final", o animal é capaz de "prever" terremotos e tsunamis, segundo a crendice popular.
+ Com, 34,2 ºC, São Paulo registra maior média máxima de 2025
A cintilante e prateada serpente marinha foi avistada ainda viva – uma raridade – por banhistas na Playa El Quemado. Em um vídeo, é possível ver quando um homem tenta levar o peixe-remo de volta para a água, mas o animal permanece na areia se debatendo.
Apesar de poder medir até 17 metros de comprimento, o animal parecia ser bem menor. Não há informações se o "peixe do juízo final" morreu.
A espécie apareceu pelo menos duas vezes em praias da Califórnia, nos Estados Unidos, no ano passado. Em ambos os casos, o peixe já estava morto quando foi encontrado. Menos de duas dúzias desses peixes foram avistados na região nos últimos 120 anos, afirmou o Instituto Scripps de Oceanografia (Scripps Institution of Oceanography) da Universidade da Califórnia.
Por que o peixe-remo é associado a desastres?
O aparecimento do peixe-remo seria um presságio de desastres naturais. De acordo com uma lenda japonesa, a espécie sobe até a superfície quando se assusta com tremores na profundeza oceânica.
Em 2011, animais da espécie apareceram na costa do Japão pouco antes do terremoto que devastou Fukushima e matou mais de 20 mil pessoas. Foi o suficiente para a disseminação do mito.
Eles vivem em profundidades entre 200 e 1000 metros e, por isso, os avistamentos não são comuns. Por causa da forma e do tamanho, o peixe-remo também é conhecido como "serpente marinha" – ele pode medir até 17 metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos.
Apesar da crendice popular, estudos científicos mostraram que não há uma relação entre o aparecimento dos peixes e desastres naturais.