Partido de Mandela não conquista maioria na África do Sul pela primeira vez em 30 anos
Partido estava no cargo desde 1994. No país, maioria parlamentar chega à presidência
Pela primeira vez em 30 anos, o African National Congress (Partido do Congresso Nacional Africano) perdeu maioria parlamentar na África do Sul.
A legenda é reconhecida por ter sido liderada pelo ex-presidente Nelson Mandela (morto em 2013) no processo que extinguiu o apartheid, razão que ajuda a explicar sua popularidade nas urnas ao longo de três décadas.
Os resultados das eleições, realizadas na quarta-feira (29), foram os piores da história da agremiação, que precisará formar uma coalizão para governar.
Segundo a agência Associated Press, a disputa teve a participação de mais de 50 partidos, em um forte sinal de oposição ao ANP.
Como são as eleições no país?
Na África do Sul, o presidente não é eleito diretamente pela população. Os eleitores votam em partidos, que ganham vagas no Parlamento conforme seu desempenho.
A maioria formada elege um de seus parlamentares para ocupar o cargo -- que, desde 1994, sempre foi ocupado por um integrante do Partido do Congresso. Agora, essa decisão passará por uma negociação mais complexa.