Furacão Milton: Parques da Disney e Universal suspendem atividades nos EUA
Tempestade Milton está prevista para atingir solo americano nesta quarta-feira (9); ventos chegam a 281 km/h
Os Estados Unidos se preparam para a chegada do furacão Milton, de categoria 5, que deve atingir a costa da Flórida nesta quarta-feira (9). Em meio ao alerta da tempestade, que pode ser a pior em mais de 100 anos, parques temáticos como Disney, Universal Studios e SeaWorld anunciaram a suspensão das atividades até quinta-feira (10).
Em nota, a Disney informou que fechará as portas às 14h de hoje, podendo reabrir o Disney Springs no final da tarde de quinta-feira, com ofertas limitadas. A festa de Halloween Mickey’s Not-So-Scary no Magic Kingdom Park marcada para quinta, por sua vez, foi cancelada e os ingressos serão reembolsados aos clientes.
A Universal também irá encerrar as atividades às 14h de hoje, com reabertura prevista para sexta-feira (11). Já o SeaWorld ficará fechado nesta quarta e quinta-feira.
O fechamento dos parques foi algumas das medidas tomadas devido à chegada do furacão. Nos últimos dias, mais de 1 milhão dos 3 milhões de moradores da Baía de Tampa, na costa da Flórida, deixaram a região, sendo a maior evacuação de civis desde 2017. O aeroporto da cidade foi fechado na manhã de terça-feira (8).
Ron DeSantis, governador da Flórida, pediu que a população se prepare para o pior. Segundo ele, há risco de tempestades muito fortes, com inundações que podem chegar a até 4,5 metros e ventos de 285 km/h. Ele disse que 8 mil agentes da Guarda Nacional foram acionados para atuar na região durante o período.
+ Furacão na Flórida faz família deixar a casa pela segunda vez em duas semanas
Nesta semana, o presidente Joe Biden aprovou declarações de emergência para a Flórida e pediu às companhias aéreas que ajudem na retirada das pessoas. “Se você recebeu uma ordem para sair de casa, você deve segui-la agora. Você já deveria ter saído de casa. É uma questão de vida ou morte. E isso não é um exagero”, alertou o presidente.
Meteorologista se emociona ao prever furacão
John Morales, o mais veterano meteorologista da televisão local de Miami, se emocionou ao apresentar a tendência para o furacão Milton. John Morales, da NBC6, embargou a voz ao descrever a rápida intensificação do fenômeno, considerada espantosa por especialistas. “Peço desculpas. Isso é simplesmente horrível”, disse.
A chegada do furacão Milton acontece menos de duas semanas depois do furacão Helene matar 230 pessoas em sua passagem pela Flórida até os Montes Apalaches, no Alabama. Essa também será a primeira vez que a Baía de Tampa é atingida diretamente por um grande furacão desde 1921.