Papa liga para arcebispo de Porto Alegre e manifesta solidariedade aos gaúchos
Dom Jaime Spengler foi surpreendido por ligação na manhã deste sábado (11)
Guilherme Resck
O papa Francisco manifestou solidariedade aos gaúchos por causa da tragédia enfrentada pelo Rio Grande do Sul, em conversa por telefone com o arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, neste sábado (11).
+ Polícia Civil do RS encontra depósito com itens furtados durante desastre
Dom Jaime foi surpreendido por uma ligação do secretário do pontífice, no período da manhã. De acordo com o arcebispo, na sequência, o papa tomou o telefone e disse:
"Manifesto minha solidariedade em favor de todos que estão sofrendo esta catástrofe. Estou próximo a vocês e rezo por vocês”.
Na última quinta-feira (9), a Nunciatura Apostólica do Brasil informou que o papa destinou mais de R$ 500 mil, por meio da Esmolaria Apostólica, para auxílio dos desabrigados no Rio Grande do Sul em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado. O montante será repassado ao Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que abrange todo o território gaúcho.
No último domingo (5) ainda, ao final do Regina Caeli, o papa já havia manifestado sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no RS.
De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do estado, as fortes chuvas deixaram 136 mortos. Elas afetaram 445 municípios e 2.039.084 pessoas. Há 339.925 desalojadas, e o número de indivíduos em abrigos é de 71.398.