Mundo

Oposição vence eleições legislativas em Buenos Aires

Pleito é considerado termômetro para eleições nacionais de meio de mandato, marcadas para outubro

Imagem da noticia Oposição vence eleições legislativas em Buenos Aires
Bandeira da Argentina | Pexels
• Atualizado em
Publicidade

O partido peronista de oposição da Argentina triunfou nas eleições legislativas na província de Buenos Aires, deixando o partido governista do presidente Javier Milei em um distante segundo lugar. É o que mostram os resultados divulgados na madrugada desta segunda-feira (8), com 82% das urnas apuradas.

Os chamados “bonaerenses” foram às urnas para escolher 46 deputados e 23 senadores provinciais. A Fuerza Patria obteve 46,9% dos votos, enquanto a La Libertad Avanza, partido de Milei, ficou com 33,8%.

Milei tem enfrentado uma pressão crescente devido ao escândalo de suborno envolvendo sua irmã, Karina, e ao crescente desconforto da população com os gastos públicos. Ao reconhecer a derrota, o presidente argentino reafirmou suas políticas liberais."O curso não vai mudar, será redobrado.”

O pleito dá o tom para as eleições de meio de mandato de 26 de outubro em todo o país, nas quais o partido governista busca reverter sua atual minoria em ambas as casas do Congresso. O resultado ainda mostra o fortalecimento de Axel Kicillof, governador da província de Buenos Aires, como principal nome da oposição e possível candidato a presidente em 2027.

+ Trump pressiona Hamas a aceitar acordo de cessar-fogo com Israel: "último aviso"

"Embora seja uma eleição provincial, é, sem dúvida, o verdadeiro trampolim para as eleições nacionais de outubro, pois medem forças no maior distrito do país. Interpretamos que, a partir desse resultado em Buenos Aires, haverá uma grande interação para eleger deputados e senadores (nacionais) no próximo mês", disse o analista político Guillermo Farina.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade