ONU pede que Washington mantenha portas abertas a solicitantes de asilo após ataque perto da Casa Branca
Trump ordenou novas medidas anti-imigração desde ataque a tiros de um cidadão afegão a dois integrantes da Guarda Nacional
Reuters
Agências da ONU apelaram a Washington nesta sexta-feira (28) para que continue permitindo o acesso de solicitantes de asilo ao país e realizem o devido processo legal, depois que o presidente Donald Trump prometeu congelar a imigração de países do "Terceiro Mundo" após um ataque perto da Casa Branca.
Os comentários marcam uma nova escalada das medidas imigratórias que Trump ordenou desde o ataque a tiros de quarta, que, segundo os investigadores, foi realizado por um cidadão afegão que entrou nos EUA em 2021.
Questionado sobre os comentários de Trump, o porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU Jeremy Laurence disse em uma coletiva de imprensa em Genebra: "Eles têm direito à proteção sob o direito internacional e devem receber o devido processo legal".
A porta-voz da agência de refugiados da ONU, Eujin Byun, repetiu as falas.
"Quando as pessoas que precisam de proteção chegam ao seu território, elas precisam ter o devido processo de asilo. E depois precisam ter acesso ao território", disse ela, acrescentando que a maioria esmagadora dos refugiados são membros da comunidade anfitriã que cumprem a lei.
"Portanto, neste momento, queremos realmente apelar para os Estados que estão recebendo refugiados e solicitantes de asilo", afirmou ela.
(Reportagem de Emma Farge)







