Publicidade
Mundo

O papado em cena: 5 filmes sobre os bastidores da Igreja Católica

Entre diálogos ficcionais, bastidores do conclave e espiritualidade, obras mostram a realidade por trás dos altares

Imagem da noticia O papado em cena: 5 filmes sobre os bastidores da Igreja Católica
• Atualizado em
Publicidade

Com a morte do papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), a atenção global se concentra no Vaticano, em Roma, que inicia os preparativos para o funeral e a escolha de um novo pontífice.

Fora das manchetes, o cargo máximo da Igreja Católica já foi retratado em diversas produções audiovisuais que mesclaram realidade, ficção e inspiração em fatos históricos. Pensando nisso, o SBT News selecionou algumas obras que exploram o universo da Igreja Católica e o simbolismo do papado nas telas.

+ Conheça os possíveis sucessores do Papa Francisco, morto aos 88 anos

  • Dois Papas (Netflix)

O longa do brasileiro Fernando Meirelles imagina uma conversa franca entre Francisco (Jonathan Pryce) e seu antecessor Bento XVI (1927-2022). Na história, Francisco é um cardeal que deseja a aposentadoria por não concordar com a forma que o Papa Bento conduz a igreja, o que abre caminho para diálogos e conselhos intensos entre os dois, que encontram na música e no futebol uma opção de boa convivência.

+ Conclave: como funciona a escolha de um novo papa

  • Conclave (Prime Video)

Premiado no Oscar 2025 como Melhor Roteiro Adaptado, o filme foca nos bastidores políticos e sagrados para a escolha de um novo Papa, cujos detalhes são desconhecidos para a sociedade civil. Na trama, as mentiras, os segredos e os acordos são a base para a definição de um processo que desenha o futuro da Igreja no meio de uma grande disputa de poder e ego.

  • Habemus Papam (Prime Video)

O longa também retrata o processo de conclave, mas a obra vai para um caminho surpreendente: o cardeal eleito entra em pânico e se recusa a sair em público. Após sessões com um psicanalista de renome, o religioso encontra um caminho.

  • A Carta (Abaixo)

Em 2015, o Papa Francisco lançou Laudato Si’ (A Carta), um apelo urgente sobre a crise ambiental e o poder da humanidade para deter a degradação ecológica para todas as pessoas do planeta. Anos depois, quatro representantes de comunidades historicamente excluídas dos grandes debates globais foram convidados para um encontro inédito com o pontífice, em uma conversa marcada pela escuta, empatia e pelo compromisso com a justiça climática.

  • Papa Francisco: Um Homem de Palavra (Globoplay/Max)

Em uma jornada marcada pelo diálogo e pelo compromisso com as grandes causas do mundo, o Papa Francisco apresenta sua missão de reforma dentro da Igreja enquanto enfrenta temas urgentes da atualidade. O projeto revela sua profunda preocupação com a desigualdade, o meio ambiente, a justiça social e a promoção da paz.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade