Número de mortos em Terremoto no Taiwan sobe para 12; feridos passam de mil
Equipes de resgates buscam por desaparecidos em meio a ameaças de deslizamentos e queda de rochas
Subiu para 12 o número de mortos em decorrência do terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Taiwan na última quarta-feira (3). Segundo autoridades, dois novos corpos foram encontrados no Parque Nacional de Taroko, onde ocorreram vários deslizamentos de terra devido ao abalo sísmico. Em relação aos feridos, o número passa de mil.
+ Veja imagens do forte terremoto que atingiu Taiwan
Equipes de resgate seguem procurando por 18 desaparecidos, sendo três estrangeiros. O número baixou significativamente depois que 65 pessoas foram resgatadas de um túnel em Hualien – principal cidade atingida pelo abalo. Os esforços de busca, no entanto, seguem em meio a ameaças de novos deslizamentos e queda de grandes rochas.
Isso acontece porque Taiwan é uma ilha muito montanhosa. No dia do tremor, por exemplo, motoristas que estavam na estrada de Su-Hua quase foram atingidos por rochas que começaram a rolar montanha abaixo. Um vídeo gravado pela câmera de painel mostra o desespero dos veículos, que começaram a dirigir em marcha à ré para fugir das pedras.
Outros 400 civis, por sua vez, seguem presos em um hotel de luxo dentro do Parque Nacional de Taroko, que ficou isolado devido aos deslizamentos. Eles estão recebendo suprimento por helicópteros e os feridos foram transportados para hospitais.
Pelas redes sociais, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse que continua em contato com os governos locais para prestação de serviço, bem como para avaliar as consequências do abalo sísmico – o mais forte em 25 anos. Para aqueles que precisam voltar para casa, o governo está oferecendo transporte terrestre, marítimo e aéreo.
“O governo central continuará a trabalhar em estreita colaboração com os governos locais para acelerar a reconstrução das áreas de desastre. Acredito que com os esforços conjuntos do governo e do setor privado reuniremos mais forças para proporcionar maior apoio às pessoas afetadas pelo desastre”, disse a presidente.
+ Entenda por que Taiwan está tão exposta a abalos sísmicos
Aliado de Taiwan, o governo dos Estados Unidos disse que está pronto para enviar ajuda ao país para auxiliar nos esforços de busca e reconstrução. "Os Estados Unidos estão prontos para fornecer qualquer assistência necessária. Todos os afetados estão em nossas orações", disse Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional.