Novos ataques dos EUA contra rebeldes houthis deixam pelo menos um morto no Iêmen
Bombardeios tiveram como alvo áreas controladas pelo grupo no país, incluindo a capital

SBT News
Os Estados Unidos lançaram novos ataques aéreos contra os rebeldes houthis no Iêmen neste sábado (29). Segundo a Associated Press, os bombardeios tiveram como alvo várias áreas controladas pelo grupo, incluindo a capital, Sanaa, onde uma pessoa foi morta.
+ Donald Trump diz que responsabilizará Irã por ataques dos Houthis
A extensão total dos danos ainda não foi informada. Os rebeldes disseram apenas que os ataques ocorreram depois de um forte bombardeio na noite de sexta-feira (28), o qual destruiu estações de transmissão, torres de comunicação e redes de mensagens do grupo nas províncias de Amran e Saada.
Os bombardeios americanos acontecem em resposta aos ataques houthis a navios militares e comerciais no Mar Vermelho. Os rebeldes chamam os atos de solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza, que sofrem com a guerra entre Israel e Hamas. Mais de 100 navios e embarcações chegaram a ser alvejadas pelo grupo.
Os ataques haviam sido suspensos em janeiro, depois que Israel e Hamas acordaram um cessar-fogo. No início de março, no entanto, os houthis voltaram com as agressões contra navios israelenses depois que Israel cortou a ajuda humanitária em Gaza.
+ Governo Trump compartilha planos de guerra em grupo de mensagem que incluía jornalista
O líder houthi, Abdul Malik al-Houthi, disse que seus militantes continuarão atacando navios dos Estados Unidos no Mar Vermelho enquanto o país lançar bombardeios no Iêmen. Na mesma linha, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, prometeu uma campanha de mísseis "implacável" até que os ataques houthis parem.