Novo surto de Ebola é confirmado na República Democrática do Congo
País na África Central registrou 48 casos suspeitos e 15 mortes pelo vírus altamente contagioso
SBT News
com informações da Reuters
O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDC) confirmou nesta quinta-feira (4) um novo surto do mortal vírus Ebola no país da África Central. Até o momento, foram registrados 48 casos suspeitos e 15 mortes.
De acordo com o ministério, este será o décimo sexto surto de Ebola no Congo, que historicamente é uma das nações mais afetadas pela doença. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os surtos anteriores variaram em tamanho e gravidade, sendo alguns controlados em poucas semanas, enquanto outros causaram centenas de casos e dezenas de mortes.
+ 'Santo millennial': Vaticano pendura imagem de Carlo Acutis na Basílica de São Pedro
O Ebola é um vírus altamente contagioso que causa febre hemorrágica, vômitos, diarreia intensa e hemorragias internas e externas. Ele se transmite por contato direto com sangue ou fluidos corporais de pessoas infectadas, bem como por superfícies e objetos contaminados. A taxa de mortalidade da doença pode chegar a até 90% em surtos sem intervenção adequada.
Para evitar a propagação do vírus, as autoridades congolesas adotam uma série de medidas preventivas, como isolamento imediato de pacientes suspeitos, rastreamento de contatos, campanhas de vacinação e intensificação de protocolos de higiene em hospitais e comunidades. A OMS também mantém equipes no terreno para apoiar o monitoramento e a resposta rápida a novos casos.