Narendra Modi vence eleição na Índia
Partido do atual primeiro-ministro obteve pelo menos 272 cadeiras e garantiu maioria na câmara baixa
SBT News
O primeiro-ministro, Narendra Modi, venceu as eleições gerais da Índia nesta terça-feira (4). Segundo a Comissão Eleitoral do país, o Partido Bharatiya Janata (BJP) de Modi obteve pelo menos 272 dos 543 assentos parlamentares e garantiu maioria simples no Congresso.
O resultado é aquém do que era esperado pelo partido e o próprio Modi, que dependerá, pela primeira vez, da Aliança Democrática Nacional, coalizão da qual o partido do primeiro-ministro faz parte, para governar. Já o partido da oposição, Congresso, garantiu, até o momento, 88 cadeiras.
Um total de 272 assentos é necessário para uma maioria. Em 2019, o BJP venceu 303 assentos, enquanto garantiu 282 em 2014, quando Modi chegou ao poder pela primeira vez. As pesquisas de boca de urna projetavam que o partido de Modi garantiria mais de dois terços dos assentos.
A contagem dos mais de 640 milhões de votos continua até o fim da noite desta terça-feira (4) no país. Considerada a maior eleição do mundo, a votação durou 44 dias e teve sete fases. Os resultados, contudo, saem rapidamente porque o país utiliza urnas eletrônicas.
Partido de Modi perde maioria
Já era amplamente esperado que Modi seria eleito para um terceiro mandato de cinco anos após uma década no poder. Contudo, se o resultado das urnas confirmar que seu partido nacionalista hindu não garantiu a maioria dos assentos por conta própria, isso significa que o líder de 73 anos dependerá de aliados para aprovar suas políticas. Algo inédito para Modi.
Narendra Modi
Em seus 10 anos no poder, Modi transformou o cenário político da Índia, trazendo o nacionalismo hindu, uma ideologia outrora marginal, para o mainstream, deixando o país, que antes se orgulhava do seu secularismo, profundamente dividido.
Seus apoiadores o veem como um líder forte e autodidata que melhorou a posição da Índia no mundo. Seus críticos e opositores dizem que suas políticas geraram intolerância e, embora a economia tenha melhorado — é a quinta maior do mundo e uma das que mais cresce — o país ficou mais desigual.
Com a vitória, Modi é o segundo líder indiano, depois de Jawaharlal Nehru, a manter o poder para um terceiro mandato.