Multidão toma Damasco após Bashar al-Assad sair da Síria
Ditador teria deixado o país em um avião na manhã de domingo; destino é desconhecido
SBT News
Multidões se reuniram na capital da Síria, Damasco, neste domingo (08) para celebrar a queda do governo de Bashar al-Assad. Foram ouvidos cânticos, orações e tiros ocasionais depois que rebeldes entraram na capital com um avanço impressionante.
+ Saiba quem é Abu Mohammed al-Golani, líder rebelde que tomou a Síria
Rami Abdurrahman, do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um monitor de guerra da oposição síria, disse que Assad pegou um voo de Damasco e partiu na manhã de domingo. Não houve nenhuma declaração oficial imediata do governo sírio e o paradeiro de Assad permanece desconhecido.
Foi a primeira vez que forças da oposição chegaram a Damasco desde 2018, quando tropas sírias recapturaram áreas nos arredores da capital após um cerco de anos.
Na noite anterior, as forças da oposição tomaram a cidade central de Homs, a terceira maior da Síria, enquanto as forças do governo a abandonaram.
+ Itamaraty orienta brasileiros a deixarem a Síria
Os eventos que se desenvolvem rapidamente abalaram a região. O Líbano disse que estava fechando todas as fronteira terrestre com a Síria, exceto uma que liga Beirute a Damasco. A Jordânia fechou uma passagem também.
* Com informações da Associated Press