Míssil israelense atinge crianças de Gaza que coletavam água em um posto de distribuição
Forças de Defesa de Israel (IDF) culparam o mau funcionamento do equipamento

Caio Aquino
com informações da Reuters
Ao menos oito palestinos foram mortos e mais de uma dezena ficaram feridos neste domingo (13) no centro de Gaza por um míssil israelense. A maioria das vítimas são crianças. A informação foi confirmada por autoridades locais e, segundo os militares, o míssil não atingiu o alvo pretendido.
+ Negociações de trégua em Gaza vacilam; tiros matam 17 perto ponto de ajuda humanitária
As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que a intenção era atingir um militante da Jihad Islâmica na área, porém, um mau funcionamento teria feito o míssil cair "a dezenas de metros do alvo".
Em um comunicado, a IDF diz lamentar "qualquer dano a civis não envolvidos", acrescentando que o caso continua em análise.
O míssil atingiu um centro de distribuição de água no campo de refugiados de Nuseirat e matou seis crianças e feriu outras 17, disse Ahmed Abu Saifan, médico de emergência do Hospital Al-Awda.
+ ONU registra quase 800 mortes perto de centros de ajuda na Faixa de Gaza
As pessoas começaram a necessitar mais dos centros de distribuição de água nas últimas semanas. A falta de combustível um bloqueio das redes de saneamento básico, agravando a escassez.
O Ministério da Saúde de Gaza disse neste domingo que mais de 58.000 pessoas foram mortas desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em outubro de 2023. Nas últimas 24 horas, foram mais 139 vítimas.
O órgão não faz distinção entre civis e combatentes em sua contagem, mas diz que mais da metade dos mortos são mulheres e crianças.