Militares da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Declaração foi dada em pronunciamento do ministro da Defesa do país, Vladimir Padrino López



SBT News
com informações da Reuters
As Forças Armadas da Venezuela reconheceram Delcy Rodríguez como presidente interina do país, afirmou o ministro da Defesa venezuelano, general Vladimir Padrino López, durante leitura de um comunicado oficial neste domingo (4).
Padrino endossou "a decisão da Câmara Constitucional do Supremo Tribunal de Justiça, datada de 3 de janeiro de 2026, pela qual a cidadã Delcy Eloina Rodríguez Gómez, vice-presidente Executiva da República, é designada para assumir, em caráter interino, todas as atribuições, deveres e poderes de presidente da República bolivariana da Venezuela.”
O general disse ainda que grande parte da equipe de segurança de Nicolás Maduro foi morta na operação dos EUA que levou à captura do ditador no sábado (3).
“As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas repudiam veementemente o sequestro covarde do cidadão Nicolás Maduro Moros, Presidente Constitucional da República Bolivariana da Venezuela, nosso comandante-em-chefe, e de sua esposa, a primeira-dama dra. Cilia Flores de Maduro; ato perpetrado ontem, sábado, 3 de janeiro do corrente ano, após o assassinato a sangue frio de grande parte de sua equipe de segurança, soldados e civis inocentes”, disse.
O militar ressaltou que a ação norte-americana representa uma grave ameaça à ordem global. "Se hoje foi contra a Venezuela, amanhã pode ser contra qualquer Estado, qualquer país.”
Ele não divulgou um número exato de vítimas e afirmou que as Forças Armadas foram mobilizadas em todo o país para "garantir a soberania".
Nicolás Maduro está preso nos Estados Unidos, onde será julgado por narcoterrorismo e outros crimes.










