Publicidade
Mundo

Milei faz publicação sobre criptomoeda e pode ser alvo de investigação

Valor da moeda anunciada pelo presidente da Argentina subiu e colapsou em seguida

Imagem da noticia Milei faz publicação sobre criptomoeda e pode ser alvo de investigação
Javier Milei é acusado de aplicar golpe financeiro / Reprodução Redes Sociais
Publicidade

Javier Milei, presidente argentino, fez um post na rede social X, na sexta-feira (14), sobre um projeto baseado no investimento da criptomoeda $LIBRA, o que fez o valor do ativo digital disparar. Logo após, a moeda colapsou e Milei decidiu recuar.

"Eu não estava ciente dos detalhes do projeto e, depois que tomei conhecimento, decidi não continuar difundindo-o", disse o líder argentino. O programa chamado "Viva La Libertad Project" tinha como mensagem: os cidadãos deveriam comprar a criptomoeda que investiria na economia do país, apoiando pequenas empresas e empreendimentos locais.

+ Marçal se encontra com Gusttavo Lima em Miami e fala em “ação conjunta"

A publicação de Milei incluía um link para o site do projeto, a identificação do token e o contrato da criptomoeda, permitindo que investidores a adquirissem por meio de uma plataforma chamada Solana.

A cotação da $Libra foi de 0,3 centavos de dólar para 5,54 dólares após esse post. Cinco horas depois, após uma série de compras e vendas quase instantâneas, o valor despencou para 0,19 dólares, gerando forte repercussão nas redes sociais.

A oposição reagiu e acusou o líder da Argentina de envolvimento em um possível golpe financeiro. O deputado socialista Esteban Paulón anunciou que apresentará um pedido de impeachment contra o presidente.

Pablo Juliano, também deputado, criticou a conduta de Milei e afirmou que ele foi eleito para “defender os argentinos, não para favorecer interesses inescrupulosos de um grupo de pessoas próximas e de histórico duvidoso”.

Já os apoiadores chegaram a alegar que a conta oficial de Milei no X teria sido hackeada e, até a sugerir que ele estaria cercado por pessoas que exploram sua popularidade para obter lucro financeiro. Apesar do recuo, o presidente fez um novo pronunciamento e atacou os críticos, dizendo que as acusações eram uma tentativa da “casta política” para prejudicá-lo.

A hashtag #JuicioPoliticoAMilei, que significa juízo político a Milei, esteve entre os assuntos mais comentados do X. O termo "juízo político", na Argentina, é um processo previsto na Constituição Nacional para destituir do cargo as autoridades máximas do país. Ou seja, é um mecanismo para remover do poder pessoas cometam algum tipo de irregularidade.

+ Alckmin destaca equilíbrio comercial com EUA e defende diálogo: "Não somos problema comercial"

A $Libra faz parte dos memecoins, criptomoedas sem lastro real, que se baseiam na popularidade de figuras públicas, movimentos políticos ou fenômenos da internet como método de atração de investidores. Um caso semelhante ocorreu no início do ano, com o token $TRUMP, criada pelo atual presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que chegou a atingir uma avaliação fictícia de US$ 40 bilhões por um breve período.

Em comunicado oficial, a empresa Kip Protocol, responsável pelo lançamento da cripto afirmou que o presidente não está envolvido no desenvolvimento do projeto.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade