MET Gala 2024: tudo sobre a maior noite da moda que acontece nesta segunda (6)
Realizado no Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova York, evento deste ano tem como tema "O Jardim do Tempo"
SBT News
Estrelas do cinema, da moda, da música, dos esportes, da política e das redes sociais subirão as escadas do Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova York, nos Estados Unidos, na noite desta segunda-feira (6), para o evento mais aclamado da moda: o MET Gala.
Realizado sempre na primeira segunda-feira de maio, a noite de gala visa arrecadar fundos para o Met's Costume Institute, o único departamento do museu que precisa de autofinanciamento, além de lançar a exposição anual de primavera. Ano passado, a festa, organizada pela editora-chefe da Vogue US conhecida mundialmente Anna Wintour, arrecadou cerca de US$ 22 milhões (R$ 111 milhões).
A parte mais esperada do evento é a chegada dos convidados — são cerca de 450, escolhidos a dedo — ao tapete vermelho — embora o tapete nem sempre seja dessa cor — e a subida nos degraus do MET. Tudo que acontece depois das portas é uma incógnita e um fascínio popular, já que não são permitidos telefones.
O Jardim do Tempo
Todo ano, o MET Gala tem um tema diferente, geralmente vinculado à exposição que será lançada. O tema deste ano é "O Jardim do Tempo", inspirado no conto homônimo de JG Ballard de 1962, que se passa em um jardim repleto de flores que manipulam o tempo. Em 2023, o tema foi "Karl Lagerfeld: A Line of Beauty", em homenagem ao estilista alemão, que morreu em 2019 e foi diretor criativo das marcas Chanel e Fendi.
Mas nem sempre os convidados levam o tema em consideração na hora da produção e muitos optam por escolhas extravagantes para se destacar no evento mais fotografado do mundo. Esse ano, vestidos florais e vintage podem ser esperados.
Exposição
Neste ano, o evento celebra a inauguração da exposição “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” (Belas Adormecidas: O Despertar da Moda”) que será exibida no MET de 10 de maio a 2 de setembro.
A exposição contará com aproximadamente 250 itens raros retirados da coleção permanente do Costume Institute, segundo a Vogue. Abrangendo mais de 400 anos de história da moda, as peças incluirão designs de Schiaparelli, Dior, Givenchy e muito mais. Algumas peças de vestuário que são demasiado frágeis para serem usadas novamente – como um vestido de baile Charles Frederick Worth de 1877 – também serão exibidas por meio de animação de vídeo, projeção de luz, Inteligência Artificial e outras formas de estimulação sensorial.
Anfitriões
Cada ano, são escolhidos co-anfitriões diferentes para o evento. Os hosts da festa deste ano serão Zendaya, Jennifer Lopez, Bad Bunny e Chris Hemsworth. Desde que participou no seu primeiro Met em 2015, a estrela de Euphoria e Dune tem apresentado looks que a transformaram num ícone fashionista.