Publicidade
Mundo

Mapa Mundi: A relação de Bolsonaro e Trump, Portugal aperta cerco contra imigrantes e ataques em Damasco

Dos Estados Unidos à Síria: Mapa Mundi analisa os destaques da política internacional da semana

• Atualizado em
Publicidade

O programa Mapa Mundi desta sexta-feira (18) vai repercutir a carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi alvo de buscas da Polícia Federal. O pacote de mudanças na Lei de Estrangeiros que foi aprovada pela Parlamento de Portugal nesta semana, também será um dos destaques da edição.

Os brasileiros que buscam a cidadania do país devem ser os mais afetados pela medida que, agora, irá para apreciação do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que tem 20 dias para sancionar ou vetar as mudanças.

A edição, que irá ao ar a partir das 11h da manhã no Youtube, também traz as últimas atualizações nas tarifas anunciadas por Trump contra o Brasil. O Pix e a 25 de Março chegaram a ser mencionados pelos norte-americanos, que abriram uma investigação comercial contra o país por possíveis práticas "desleais". A decisão gerou reação do governo Lula, que rebateu, afirmando que Trump não foi eleito para ser 'imperador do mundo'.

Os recentes bombardeios de Israel a Damasco, capital da Síria, também serão abordados. O programa convidou a professora Muna Omran, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), para explicar quem são os drusos e por que Israel quer protegê-los.

Por fim, o Mapa Mundi traz a prima de Jean Charles Menezes. Neste ano completa 20 anos do assassinato do brasileiro pela Polícia Metropolitana de Londres. Ele foi confundido com um dos terroristas que participaram dos atentados simultâneos que deixaram mais de 52 pessoas mortas e 700 feridos na capital britânica.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade