Publicidade
Mundo

Lula recebe Xi Jinping no Palácio da Alvorada para estreitar relações entre Brasil e China

Visitas de chefes de estado são feitas geralmente no Palácio do Planalto, mas foi feita na residência oficial por ser feriado da Consciência Negra

Imagem da noticia Lula recebe Xi Jinping no Palácio da Alvorada para estreitar relações entre Brasil e China
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe, nesta quarta-feira (20), o presidente da China, Xi Jinping, no Palácio da Alvorada. O chefe de Estado chinês foi recebido com honras militares durante a visita Brasília. Durante o G20, nos dias 18 e 19, eles já haviam se reunido.

+ "Haverá resposta adequada", diz Lewandowski sobre plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

Após a recepção do presidente chinês, Lula e Xi farão primeiro um encontro apenas entre eles, a portas fechadas, seguido de uma reunião estendida com outras autoridades brasileiras. Entre os presentes, estão o Vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Juscelino Filho (Comunicações), Camilo Santana (Educação) Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Simone Tebet (Planejamento).

Também estão presentes a presidente do Banco dos Brics e ex-presidente da República, Dilma Rousseff, o assessor especial Celso Amorim, Presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, presidente indicado ao Banco Central Gabriel Galípolo, e Marcos Bezerra Galvão, embaixador do Brasil na China.

A visita de Xi já vinha sendo aguardada por Lula há alguns meses. Desde 2009, os chineses são os maiores parceiros comerciais do Brasil. O Presidente chinês participará também de um jantar no Itamaraty, para onde foram convidadas outras autoridades.

Depois das reuniões, Lula e Xi participam de uma cerimônia de assinatura de atos, para anunciar acordos de cooperação e comerciais entre os dois países.

Alvorada

Geralmente, as visitas de chefes de Estado costumam ser feitas no Palácio do Planalto, e há também visitas aos poderes Legislativo e Judiciário. No entanto, segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), a visita foi feita o Palácio da Alvorada por conta do feriado do Dia da Consciência Negra, e os outros poderes estarem sem expediente.

A visita também não conta com cobertura presencial de toda a imprensa. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), por conta de “limitação de espaço, apenas imagens seriam feitas, além de repórteres de veículos sorteados.

Os demais acompanham a cerimônia de atos e a entrevista coletiva por um telão no Palácio do Planalto, incluindo jornalistas chineses, que vieram a Brasília para a cobertura do encontro entre os presidentes.

Publicidade

Assuntos relacionados

Governo Lula
Lula
China
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade