Lula e Gustavo Petro se reúnem na Casa de Nariño, em Bogotá
Presidente brasileiro faz visita à Colômbia para tratar de assuntos como Amazônia e relações bilaterais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido, nesta quarta-feira (17), pelo presidente colombiano, Gustavo Petro, em visita oficial na Casa de Nariño, sede da presidência da República da Colômbia. Lula chegou a Bogotá na noite desta terça-feira (16).
Após as honras, Lula vai posar com Petro para uma fotografia oficial. Logo após, os dois vão para o gabinete do presidente colombiano para uma reunião restrita aos dois chefes de Estado, segundo consta na agenda oficial do brasileiro.
Lula e Petro vão debater uma série de assuntos relacionados às relações comerciais entre Brasil e Colômbia, sobre desenvolvimento sustentável e preservação da Amazônia no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
Também vão abordar questões regionais, como as tensões sobre as ameaças da Venezuela em invadir o território de Essequibo, pertencente à Guiana e principalmente a invasão da embaixada do México no Equador. Em reunião extraordinária virtual da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Lula disse que o governo equatoriano deve desculpas ao México.
Depois da reunião, como de praxe em reuniões entre chefes de Estado, Lula e Petro vão assinar uma série de atos de cooperação e realizar uma declaração conjunta à imprensa, com abertura de perguntas para jornalistas credenciados.
Após a coletiva de imprensa, Petro oferecerá um almoço oficial ao presidente brasileiro. Depois do almoço, Lula ainda participará da cerimônia de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, marcada para às 15h do horário local.
Logo após, ele também participa da cerimônia de inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), onde também fará visita ao Pavilhão do Brasil.
Após a participação da FILBo, Lula segue para o Aeroporto Internacional El Dorado de onde seguirá voo de volta para Brasília.