Lula diz que Zelensky foi humilhado e classifica bate-boca com Trump de "cena grotesca"
Discussão entre os presidentes americano e ucraniano aconteceu na Casa Branca
SBT News
O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) classificou neste sábado (1°) de "cena grotesca" o bate-boca entre os presidentes americano, Donald Trump, e ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca na última sexta (28). Lula também disse que Zelensky foi humilhado.
"Não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca. Eu, sinceramente, acho que há uma parcela da sociedade que vive do desrespeito aos outros. Não é possível falar em democracia se não há respeito ao outro ser humano", disse.
"Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que, na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso, e acho que a União Europeia foi prejudicada com o discurso do Zelensky. É bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia, pela manutenção da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e que a Europa seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo. Quando, na verdade, não é problema de nenhum país. É um problema de responsabilidade de gente que não quer discutir a paz e que prefere discutir guerra."
+ Vídeo: Trump e Zelensky batem boca durante encontro na Casa Branca
+ Líderes europeus saem em defesa de Zelensky após discussão com Trump
+ Zelensky diz que não irá negociar paz com a Rússia sem garantias de segurança
Discussão
Trump, e seu vice, JD Vance, repreenderam Zelensky durante encontro no qual Zelensky buscava garantias de segurança dos EUA para seu país em troca de um acordo sobre minerais raros. Na reunião, Trump e Vance classificaram as exigências do líder ucraniano como “desrespeitosas”, depois que Zelensky insistiu na necessidade de ceticismo em relação ao compromisso da Rússia com a diplomacia, citando os anos de promessas quebradas por Moscou no cenário global.
Tudo começou quando Vance disse a Zelensky: “senhor presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval para tentar discutir isso diante da mídia americana.”
Zelensky tentou contestar, levando Trump a eventualmente elevar a voz e dizer: “Você está apostando com a vida de milhões de pessoas.”
“Você está apostando na Terceira Guerra Mundial, e o que está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muita gente diz que deveria ter apoiado”, disse Trump.
Depois da discussão, o presidente americano cancelou o encontro.
+ "Ucrânia - Histórias da Guerra": veja documentário inédito sobre os três anos do conflito