Líder da direita em Portugal diz que vetará entrada de Lula no país; veja análise
André Ventura disputa eleições legislativas e pode se tornar primeiro-ministro; Uirã Fancelli analisa fala polêmica no Brasil Agora desta sexta (8)
Em Portugal, o líder do partido de direita Chega, André Ventura, disse nesta semana que tentará impedir a entrada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caso seja eleito primeiro-ministro. O analista político e especialista em relações internacionais Uriã Fancelli repercutiu essa declaração em participação no programa Brasil Agora desta sexta (8), com apresentação de Murilo Fagundes e comentários de Iasmin Costa.
"Na prática, não teria por que ele fazer isso. Até porque as relações entre Brasil e Portugal são históricas. Ventura é uma figura muito forte da política portuguesa. A extrema direita em Portugal tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente com a ascensão do Chega", disse Fancelli.
+ Brasil Agora: Lucro da Petrobras cai em 2023; PT tenta conter bolsonarismo na Câmara
O analista ainda apontou que a comunidade africana, de países que foram colonizados por Portugal, vê com preocupação o resultado das eleições legislativas.