Israel convoca brigadas de reservistas para "atividades operacionais" na Faixa de Gaza
Anúncio vem num momento em que Israel está se preparando para uma invasão terrestre a Rafah, cidade no sul de Gaza
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) anunciaram, neste domingo (14), que, conforme a "avaliação situacional", estão convocando cerca de duas brigadas de reservistas para "atividades operacionais" na Faixa de Gaza.
"A vocação deles permitirá o esforço e a prontidão contínuos para defender o Estado de Israel e a segurança dos civis", acrescenta o comunicado.
De acordo com a Associated Press, o anúncio vem num momento em que Israel está se preparando para uma invasão terrestre a Rafah, cidade no sul de Gaza que Israel aponta como o último grande reduto do grupo radical Hamas. O país e o Hamas estão em guerra desde outubro do ano passado.
A Associated Press reporta que, na última semana, Israel retirou a maior parte das suas forças terrestres que estavam na Faixa Gaza, deixando a quantidade de tropas na região no nível mais baixo em meses.
Ainda conforme a agência de notícias, a invasão de Rafah pelos militares israelenses enfrente forte oposição internacional; um dos motivos é que mais de 1 milhão de pessoas, aproximadamente metade da população de Gaza, estão na cidade após fugirem de combates em outras localidades na área, e os indivíduos dizem que não têm para onde ir.