Mundo

Imigrante deportado por engano e preso em El Salvador volta aos EUA para julgamento

Kilmar Abrego Garcia vivia legalmente no país, mas foi enviado para prisão em El Salvador; caso expôs falhas na política migratória americana

Imagem da noticia Imigrante deportado por engano e preso em El Salvador volta aos EUA para julgamento
Prisão El Salvador - Reprodução

Kilmar Abrego Garcia, imigrante que vivia legalmente nos Estados Unidos, retornou ao país nesta sexta-feira (6) após ter sido deportado por engano para El Salvador e mantido na prisão.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Garcia enfrentará julgamento por suposto envolvimento com a gangue MS-13. O metalúrgico, que vivia em Maryland, nega as acusações.

Segundo as autoridades, ele será processado e, se condenado, poderá ser deportado para El Salvador após o julgamento.

O caso ganhou destaque e passou a ser usado como crítica à política agressiva de deportações do governo Trump. Em abril, a Justiça americana determinou o retorno de Garcia, mas a Casa Branca alegou que não poderia trazê-lo de volta, já que ele estava sob custódia das autoridades salvadorenhas.

Nesta sexta (6), a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, agradeceu a cooperação de El Salvador e confirmou que Garcia será julgado por envolvimento em um esquema de facilitação da entrada ilegal de imigrantes.

Documentos judiciais revelam que Garcia foi colocado por engano em um voo para El Salvador, apesar de ter uma ordem judicial que o protegia da deportação. Ele é casado e tem um filho de 5 anos que vive com a família nos Estados Unidos.

Também nesta sexta-feira, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, afirmou que o ex-presidente Donald Trump pediu que devolvesse “um membro de gangue”, referindo-se ao retorno de Abrego Garcia para os EUA.

Assuntos relacionados

Estados Unidos
prisão
Julgamento

Últimas Notícias