Mundo

Benjamin Netanyahu admite que armou milícias rivais do Hamas em Gaza

Entrega de ajuda humanitária foi pausada após ação desses grupos terminar com civis mortos; enclave vive crise humanitária devido ao cerco israelense

Imagem da noticia Benjamin Netanyahu admite que armou milícias rivais do Hamas em Gaza
Israel ataque Gaza
• Atualizado em

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou nesta quinta-feira (6) que seu governo está armando "clãs palestinos locais" na Faixa de Gaza para combater o Hamas. A declaração foi feita por meio de um vídeo publicado no Instagram, horas depois de parlamentares da oposição revelarem a informação, criticando a ação como uma "completa loucura".

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

De acordo com o ex-ministro da Defesa e atual rival político de Netanyahu, Avigdor Liberman, Israel está fornecendo rifles para grupos de milícias que se opõem ao Hamas na região de Gaza. Ainda no vídeo, Netanyahu justificou a decisão alegando que ela foi tomada com base em recomendações de "autoridades de segurança", com o objetivo de preservar a vida de soldados israelenses.

À agência Associated Press, uma autoridade israelense revelou que entre os grupos mencionados por Netanyahu estão as chamadas Forças Populares, lideradas por Yasser Abu Shabaab, chefe de um clã em Rafah, cidade localizada no extremo sul da Faixa de Gaza.

Nas últimas semanas, o grupo Abu Shabaab publicou comunicados online afirmando que seus combatentes têm colaborado na proteção de carregamentos destinados aos novos centros de distribuição de alimentos. Esses centros são apoiados por Israel e operados pela Fundação Humanitária de Gaza na cidade de Rafah. No entanto, moradores palestinos e organizações humanitárias denunciam que o grupo também teria envolvimento em ataques a comboios de ajuda, saques e até mortes de civis que buscavam comida.

Últimas Notícias