Imagens mostram destruição no Paquistão após enchentes; número de mortos passa de 350
Chuvas ainda são esperadas em vários distritos até 22 de agosto; veja como ficaram casas e comércios
SBT News
com informações da Reuters
As fortes chuvas e enchentes no noroeste do Paquistão mataram mais de 358 pessoas desde sexta-feira (15), mais de 200 delas somente em Buner, região mais atingida. As mortes incluem 28 mulheres e 21 crianças, informou a Autoridade Provincial de Gestão de Desastres.
Nesta terça-feira (19), empresários e moradores de Buner, na província de Khyber Pakhtunkhwa, tentam recuperar o que sobrou após os dias devastadores no local.
Na segunda-feira (18), as chuvas chegaram a interromper as operações de resgate e socorro por horas. A tempestade também espalhou destruição em vários distritos do norte e do sul.
"Nossa prioridade agora é limpar as estradas, construir pontes e levar ajuda às pessoas afetadas", afirmou à Reuters um oficial do governo regional, Abid Wazir.
+ Índia ataca bases aéreas no Paquistão e acirra tensão entre os dois países
Segundo as autoridades, mais chuvas fortes são esperadas em todo o Paquistão até o início de setembro. Chuvas torrenciais e inundações nessa temporada já mataram 657 pessoas em todo o país desde o final de junho, segundo o órgão.
Nas áreas montanhosas, as chuvas causaram inundações repentinas, bem como deslizamentos de lama e rochas que arrastaram casas, construções, veículos e pertences.
+ 2024 foi o ano mais letal para trabalhadores humanitários desde 1997, alerta ONU