Chuva deixa mais de 200 mortos na Índia e no Paquistão
Mau tempo também derrubou um helicóptero de resgate; cinco tripulantes morreram

Reuters
Mais de 200 pessoas morreram em decorrência das chuvas torrenciais na Índia e no Paquistão nas últimas 24 horas. O mau tempo também derrubou um helicóptero de resgate, informaram autoridades locais nesta sexta-feira (15). As pancadas de chuva causaram inundações repentinas e desmoronamentos de edifícios.
A Autoridade Nacional de Gestão de Desastres do Paquistão informou que 194 pessoas morreram no país. A área mais atingida foi a de Buner, onde enchentes e chuvas fortes causaram 100 mortes, disse à Reuters o secretário-chefe da província, Shahab Ali Shah.
Um helicóptero que transportava suprimentos de socorro para os atingidos pelas inundações em Bajaur, perto da fronteira com o Afeganistão, caiu devido ao mau tempo, matando os cinco membros da tripulação.
No distrito de Swat, mais de 2.000 pessoas foram transferidas para locais mais seguros, depois que rios e córregos transbordaram, segundo autoridades de resgate.
O primeiro-ministro Shahbaz Sharif presidiu uma reunião de emergência para analisar a situação das enchentes causadas pelas chuvas recentes, segundo um comunicado de seu gabinete.
Caxemira indiana
Na Caxemira indiana, equipes de resgate usavam pás e máquinas de terraplanagem nesta sexta para procurar sobreviventes sob pedras e escombros. As fortes chuvas mataram pelo menos 60 pessoas e deixaram outras 200 desaparecidas, disse o ministro-chefe de Jammu e Caxemira, Omar Abdullah.
Deslizamentos de terra e enchentes inundaram o vilarejo de Chasoti na quinta-feira (14), levando embora os peregrinos que haviam se reunido para almoçar antes de subir a colina para um local religioso popular, no segundo desastre desse tipo no Himalaia em pouco mais de uma semana.
"Ouvimos um som enorme, seguido de uma inundação repentina e lama. As pessoas estavam gritando, e algumas delas caíram no rio Chenab. Outras foram enterradas sob os escombros", disse Rakesh Sharma, um peregrino que ficou ferido.
O Himalaia é propenso a inundações e deslizamentos de terra, mas alguns cientistas afirmam que a intensidade e a frequência desses eventos estão aumentando devido às mudanças climáticas.