Publicidade
Mundo

Homem é hospitalizado após tentar se operar com tutoriais do YouTube

Com dores e sem diagnóstico, indiano fez uma incisão profunda de 18 cm no estômago

Imagem da noticia Homem é hospitalizado após tentar se operar com tutoriais do YouTube
Indiano também costurou o ferimento sozinho com pontos incorretos | Reprodução The Times of India
Publicidade

Na Índia, um homem de 32 anos tentou fazer uma cirurgia em si mesmo após sentir fortes dores no estômago. Ele consultou vários médicos que não conseguiram chegar a um diagnóstico da causa do incômodo. Cansado, o indiano assistiu a tutoriais do YouTube e tentou fazer a intervenção cirúrgica sozinho, que resultou em uma incisão de 18 centímetros no estômago.

+ Fuad Noman, prefeito de BH, tem parada cardiorrespiratória e está em estado "bastante grave"

Identificado como Raja Babu, o homem estava sofrendo com fortes dores abdominais há semanas e, mesmo visitando vários hospitais, os médicos não conseguiram identificar o problema. Ao buscar informações na internet, ele autodiagnosticou uma suposta doença no apêndice e resolveu realizar uma cirurgia em si mesmo para aliviar os sintomas.

De acordo com o jornal The Times of India, Babu se trancou no quarto, na última quarta-feira (19), e injetou a anestesia. Logo depois, fez uma incisão de cerca de 18 centímetros no lado inferior direito do abdômen. A lâmina cirúrgica foi mais fundo do que o pretendido, causando uma dor ainda mais intensa e grande sangramento.

Como uma forma de tentar conter o sangue, o indiano tentou costurar o ferimento sozinho, com mais de 11 pontos incorretos, segundo a equipe médica. Ele informou os familiares, que o levaram às pressas para o hospital distrital de Mathura, na Índia. Por causa do estado delicado do paciente, os médicos solicitaram a transferência para uma unidade maior.

Raja Babu ficou em estado crítico no Hospital SN de Agra até quinta-feira (20). Atualmente, o homem está estável, se recuperando e sem dores. A polícia local foi notificada sobre a autocirurgia, mas nenhuma ação legal foi tomada.

Para a imprensa indiana, Rahul, sobrinho de Raja, confirmou o incidente. "Os médicos do hospital nos informaram que Raja Babu havia cortado apenas a camada superior do abdômen, deixando seus órgãos internos ilesos", afirmou o rapaz. Ele ainda disse que o tio havia passado por uma cirurgia de apêndice há 18 anos e, mesmo assim, ainda se queixava de dor no local.

+ Menino autista perde parte do dedo após ir ao banheiro na escola

Existem diversos tutoriais e conteúdos médicos disponíveis na internet, mas grande parte deles não é confiável ou seguro. Realizar intervenções cirúrgicas sem treinamento adequado é perigoso por diversos motivos. Riscos de infecção, administração de sedativos que podem levar a overdose, danos internos e inexistência de uma equipe médica em situações de emergência são alguns dos alertas de especialistas sobre os riscos dos autoprocedimentos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade