Hamas liberta três reféns do acordo inicial de cessar-fogo, diz Israel
As mulheres, com idade entre 24 e 31 anos, foram entregues à Cruz Vermelha e encaminhadas às forças israelenses
SBT News
Após início do cessar-fogo, neste domingo (19), o Hamas libertou as três primeiras reféns da fase inicial do acordo com Israel. Elas foram entregues para a Cruz Vermelha e encaminhadas para as forças militares israelenses, na Faixa de Gaza.
As vítimas são mulheres e estavam sob a posse do grupo militante há 15 meses, desde quando foram sequestradas no dia 7 de outubro de 2023.
- Romi Gonen, de 24 anos, foi raptada durante o ataque no festival de música eletrônica.
- Emily Damari, de 28, é britânica-israelense e estava em sua casa no vilarejo Kfar Aza, sul de Israel.
- Doron Steinbrecher, de 31, é vizinha de Emily e foi sequestrada na mesma região. Ela tentou se esconder no quarto onde morava.
+ Saiba quem são as três primeiras reféns que serão libertadas pelo Hamas
Em troca, o governo de Israel deve liberar 90 palestinos da Prisão de Ofer, na Cisjordânia.
Ao todo, o cessar-fogo mediado por Catar, Estados Unidos e Egito prevê três etapas.
Na primeira, Israel deve libertar 737 prisioneiros palestinos, enquanto o Hamas outros 30 detidos, que tiveram os nomes e fotos confirmados divulgados pelo governo israelense.
A segunda ocorrerá a troca dos demais reféns de Israel, incluindo soldados, pela retirada total das tropas de Tel Aviv da Faixa de Gaza.
Já na fase final, os corpos dos reféns mortos no enclave palestino serão devolvidos às famílias e os países elaborarão um plano de reconstrução para Gaza.
Volta para casa
Antes mesmo que o cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrasse em vigor, palestinos começaram a retornar para a Faixa de Gaza.
O que eles encontraram pelo caminho foi uma região destruída, cheia de escombros e vazio, 15 meses depois do começo da guerra. Cerca de 1,9 milhão dos 2,3 milhões de moradores de Gaza tiveram que se deslocar de alguma forma desde o início do conflito.