G20 volta a tirar 'foto de família' durante cúpula no Rio
Registro não contou com Joe Biden, mas teve Xi Jinping e outros líderes; foto é uma tradição do evento, mas havia sido quebrada nas últimas duas edições
O presidente Lula, o presidente chinês, Xi Jinping, e outros líderes do G20 se reuniram para uma foto em grupo, conhecida como 'foto de família', após concluírem a primeira sessão da 19ª Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18).
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assim como o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, não estavam presentes na hora do registro. A foto é uma tradição da cúpula, mas havia sido quebrada nas últimas duas edições.
+ G20: Lula critica invasões na Ucrânia e em Gaza e diz que a desigualdade leva ao ódio
A sessão inaugural da cúpula, que se estende por dois dias, focou em estratégias para enfrentar a fome e a pobreza e marcou o lançamento oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa com 148 membros fundadores, incluindo 82 países, além da União Europeia e União Africana. Também integram a aliança 64 organizações internacionais e instituições financeiras.
Durante a foto oficial, Lula se posicionou ao lado do primeiro-ministro indiano Narendra Modi e do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, reforçando os papéis do Brasil, Índia e África do Sul na presidência do G20 em diferentes anos – 2023, 2024 e 2025, respectivamente. Também próximos a Lula estavam o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan e Xi Jinping.
+ "Produto de decisões políticas de exclusão", diz Lula sobre fome no mundo ao lançar Aliança Global
Ao fundo, Emmanuel Macron, presidente da França, e Javier Milei, presidente da Argentina, posaram junto. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, representou Vladimir Putin — impedido de viajar ao país devido a um mandado de prisão da Corte Internacional Penal contra ele.
O palco da foto, tirada nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM) e, com o Pão de Açúcar ao fundo, exibia a frase "Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza", reiterando o compromisso central da cúpula.