EUA: funcionário da Força Aérea é preso após compartilhar informações secretas em app de namoro
Militar aposentado teria enviado informações classificadas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia para mulher
SBT News
Um funcionário civil da Força Aérea dos Estados Unidos foi acusado em tribunal federal em Nebraska por compartilhar informações classificadas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia em uma plataforma de namoro online estrangeira, afirmou Departamento de Justiça americano nesta segunda-feira (4).
David Franklin Slater, de 63 anos, que se aposentou como tenente-coronel do Exército e estava designado para o Comando Estratégico dos EUA na Base Aérea de Offutt, foi preso no sábado sob acusações de divulgação ilegal de informações de defesa nacional e conspiração para tal.
Segundo os promotores, Slater participou de briefings entre fevereiro e abril de 2022 sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia e, apesar de ter assinado documentos comprometendo-se a não divulgar informações classificadas, compartilhou detalhes sobre alvos militares e capacidades russas em uma plataforma de mensagens online com uma outra pessoa, que não foi acusada, e que afirmava ser uma mulher vivendo na Ucrânia.
De acordo com a acusação, essa pessoa, não identificada pelos promotores, pediu repetidamente informações a Slater e o descreveu como "meu amor informante secreto".
*com informações da Associated Press