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Frota de ônibus de Buenos Aires já conta com veículos autônomos

Modelo independente de motorista está em desenvolvimento no Brasil

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A capital da Argentina, Buenos Aires, já tem ônibus autônomo circulando. Isto é, ele não precisa de motorista para funcionar.

Os veículos já transportaram duas mil pessoas e percorreu três mil quilômetros. Mas tudo dentro de um ambiente controlado — um parque de inovação perto do famoso Estádio Monumental de Nuñez, a casa do Riverplate.

Agustina gostou do passeio. Além disso, relatou que a falta de motorista deu a sensação de que estava andando de metrô. Este parque é aberto para qualquer pessoa em Buenos Aires e o ônibus circula oito horas por dia. Para dar uma volta, basta esperar que ele pare num dos quatro pontos pré-estabelecidos. Esse aqui é um deles e depois se aproximar e apertar o botão pra abrir a porta. O veículo tem capacidade pra 15 pessoas, sendo 11 sentadas e quatro em pé. Também há acessibilidade.

O ônibus custou cerca de US$ 300 mil e foi comprado pela prefeitura da capital argentina em parceria com o Instituto Tecnológico de Buenos Aires. A fabricação é franco-japonesa. Até agora, a operação tem sido segura. O veículo tem câmeras e sensores por todos os lados e para quando encontra um obstáculo. Além disso, há a opção de controle manual em caso de emergência.

O engenheiro Lien Tori explica que o envolvimento do instituto com o projeto não tem relação com a fabricação do ônibus, mas com o funcionamento. Aprender a desenhar as rotas e observar a relação das pessoas com o veículo. Elas acham estranho a princípio, mas vão ganhando confiança, diz ele.

Em países como a China, ônibus assim já estão em circulação em grandes cidades. No Brasil, um modelo está sendo desenvolvido, mas ainda não foi testado nas ruas.

Luis Bullrich, presidente do parque de inovação de Buenos Aires, reconhece que ainda vai levar muitos anos para que os ônibus autônomos sejam a norma por aqui, mas diz que a experiência já gerou informações para que a cidade se prepare.

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